ColorAdd

05 Maio 2012, sábado - Design , Made in Portugal , Hot Stuff

Sabias que o Daltonismo é conhecido pela “cegueira das cores”?
O daltonismo, também chamado discromatopsia ou discromopsia, é uma perturbação visual que impossibilita a diferenciação de algumas cores. Um indivíduo com uma visão normal é capaz de distinguir cerca de 30.000 cores.
O daltónico apenas consegue diferenciar entre 500 a 800 cores.
Sabias que…
10% da população masculina é daltónica e que esta perturbação visual muitas vezes só é detectada na idade escolar? 
Sabias que…
Miguel Neiva, Designer Português, desenvolveu um código de simbolos utilizando o conceito de adição das cores permitindo desta forma uma associação lógica e de fácil memorização. 
O código gráfico, denominado “Color Add”, tem custos de aplicação reduzidos, e pode ser adaptado a vários cenários: desde etiquetas de roupa a transportes públicos. A partir do jogo dos três símbolos é possível identificar cores, tons, brilhos e misturas.
Como funciona o código?
A ideia não podia ser mais simples: cada uma das cores primárias- amarelo, vermelho e azul - tem um símbolo próprio. As imagens que identificam as restantes cores provêm da junção dos símbolos das cores primárias que lhes dão origem. 
Este código já se encontra disponível em vários serviços e artigos tais como…Aleluia Cerâmicas, Tintas CIN, Metro do Porto, Hospital de São João e Viarco.

OBRIGADA Miguel por mostrares que o design deve ser inclusivo e por colorires o país!!!!!!! 

 

Regressar aos posts »